ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux

 As 100 empresas mais sustentáveis do mundo em 2016 11/02/2016 | em : Novidades e mercado

As 100 empresas mais sustentáveis do mundo em 2016

Por Vanessa Barbosa - Portal Exame/São Paulo - A Corporate Knights, publicação canadense especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, divulgou nesta semana a sua tradicional lista The Global 100, que contempla as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade corporativa.

O levantamento foi criado em 2005 e é anunciado, anualmente, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. A publicação seleciona empresas de todos os setores com base em 12 indicadores principais.

São eles: energia, emissões de carbono, consumo de água, resíduos sólidos, capacidade de inovação, pagamentos de impostos, a relação entre o salário médio do trabalhador e o do CEO, planos de previdência corporativos, segurança do trabalho, percentual de mulheres na gestão e o chamado "bônus por desempenho".

Este último procura identificar se a remuneração dos executivos está, de alguma forma, atrelada ao desempenho de sustentabilidade empresarial. Para a publicação, esse tipo de bonificação ajuda a estimular as boas práticas.

Quem lidera a lista de 2016 é a BMW, que estava em sexto lugar no ano passado. A empresa marcou mais de 80 por cento nos 12 principais indicadores, com performances notáveis nas áreas de energia, resíduos e redução no uso de água, além de uma nota máxima em "bônus por desempenho". 

A publicação enfatiza que, ultimamente, a indústria automotiva não tem muito para se vangloriar quando se trata de responsabilidade socioambiental, dado os crescentes recalls de produtos e o escândalo das emissões da Volkswagen.

"No entanto, o grupo BMW ganhou o direito de se gabar da sustentabilidade por uma ampla gama de medidas de eficiência de energia, água e redução de resíduos para a inovação e diversidade", diz. 

Duas companhias brasileiras integram a nova edição: a Natura, que caiu da 44ª posição no ano passado para 61ª, e o Banco do Brasil, que aparece na 75ª posição do ranking.

Veja a lista completa do Global 100.

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-100-empresas-mais-sustentaveis-do-mundo-em-2016




+55 51 3362-1680